terça-feira, 8 de setembro de 2009

E esta, ein?!

Sumo de laranja mais erosivo que branqueamento dentário


Um grupo de cientistas da University of Rochester Medical Center, nos EUA, decidiu investigar os efeitos negativos da utilização de produtos de branqueamento dentário na erosão do esmalte, devido ao aumento da procura deste tipo de tratamentos.

O estudo verificou que os efeitos do peróxido de hidrogénio a 6%, elemento comum em produtos de branqueamento dentário, são menos prejudiciais do que o ácido contido nos sumos de fruta. Os investigadores descobriram que o sumo de laranja, por exemplo, reduz em 84% a dureza do esmalte dentário, enquanto com os produtos de branqueamento não foram observadas alterações no esmalte.

Há muito tempo que se sabe que os sumos de fruta e os refrigerantes têm um alto conteúdo ácido, que pode prejudicar o esmalte dentário favorecendo o aparecimento de cáries.

«Mas há alguns estudos que demonstraram que o branqueamento dentário pode afectar a dureza do esmalte dentário, contudo, até agora, ninguém tinha comparado os efeitos de ambos», explicou YanFang Ren, cientista que liderou o estudo, ao site Sciencedaily.

Os investigadores pedem à população para que esteja atenta à natureza dos ácidos presentes nos refrigerantes, sumos de frutas e bebidas desportivas, tendo em consideração que, quanto maior for o contacto da bebida com os dentes, maior é a possibilidade de erosão.

Um comentário:

Olhos Dourados disse...

Epá, isso inclui o sumo natural?

DIREITOS DE IMAGENS

Todas as imagens neste blog são retiradas de outros sites e usadas apenas para fins recreativos.
Não é pertendido usar os direitos de autor de outros, por isso sempre que possível é referida a fonte.
Caso alguma imagem esteja contra este estatuto mande-me um e-mail.