Muda-se de emprego, mudam-se as rotinas. Surge então a dúvida: nos primeiros tempos devemos ficar depois da hora (só para cair bem) ou definir as regras?
Na hora de almoço: devemos gozá-la toda, parcialmente ou engolir a comida e voltar logo para a cadeira?
Há quem diga que devemos fazer das tripas coração só para cair nas boas graças, enquanto que outros defendem que é crucial definir as regras agora (para não habituar mal).
O que acham?
10 comentários:
Da minha experiência, é bom que definas já algumas regras...! Mais vale isso do que cair nas boas graças...porque se apanhas um chefe como a que eu tenho corres o risco de depois abusar e explorar-te à grande!
Regras SEMPRE!
Porque são as TUAS e porque a elas tens direito!!!
Sair tarde pra cair nas boas graças do chefe é a pior atitude que se pode tomar porque faz de nós falsos---ate certo ponto!
Olá Pecansis! Já acompanho o blog á algum tempo. Parabéns! Depois de ler este post, nao pude deixar de comentar. Na minha opiniao deves definir alguns limites, antes que a excepção passe a ser regra. Foi o que me aconteceu, nos primeiros tempos, também de forma a cair nas boas graças ficava até mais tarde e nao fazia a hora toda de almoço... a primeira vez que saí á minha hora ouvi um "já vais? tão cedo?"... depois foi dificil voltar a estabelecer limites! Mas claro, tido depende da chefia ;) um beijinho
Regras sempre! Cair nas boas graças só com bom trabalho, nunca com esforços desnecessários. Digo eu.
Seres como és sempre.
Quando tens trabalho ficas. Se não tens, sais à hora.
É como faço sempre.
Desde o primeiro dia...
Eu definiria as regras. Se por acaso num dia estejas a precisar de mais tempo, tudo bem, mas ser sempre assim não acho boa ideia.
Acima de tudo, sê verdadeira.
Porque se agora trabalhares sempre na hora do almoço e depois da hora de saída, poderão ficar à espera que seja sempre assim.
No meio termo está a virtude, e deves estabelecer um comportamento que consigas manter durante o teu percurso aí, sem dificuldades :)
Nos primeiros dias num trabalho novo, o que me parece muito importante também é a relação que se estabelece com os colegas!
Concordo com as opiniões deixadas. A tua hora de almoço é sagrada. Se precisares de ficar até mais tarde para cumprir timings ou adiantar trabalho, és tu quem decide. Mas concordo que não o devas fazer com regularidade... porque chega o dia em que precisas de sair a horas e vão estranhar. E podem achar que já não tens a mesma disponibilidade, ou que já não estás tão empenhada ou interessada.
Nem 8 nem 80. Tens que mostrar empenho e interresse mas tb é fundamental definir regras para limitar ao máximo futuros abusos! Podes roubar 5 minutos à tua hora de almoço, sair 5 minutos depois da hora, mas mt mais tb não! Mas se te pedirem para fechar um trabalho, e vês que realmente há urgência, então fica! Bjinhos...
Acho que nem se trata de definir regras, trata-se de cumprir o nosso horário. Fazer a hora de almoço e sair a horas.Quando há trabalho extra ou é necessário terminar alguma coisa ficar mais tempo. Mas isso quando se justifica, de resto sair sempre a horas. Se não há nada urgente para quê ficar mais tempo?
F.
Postar um comentário